Em 2024, a Convenção Batista Mineira ampliou suas atividades de evangelização nas escolas do estado! Em Minas Gerais, a Capelania Escolar passou por uma mudança importante. Agora, sob o nome “Ombro Amigo”, a iniciativa continua a oferecer o mesmo suporte emocional e espiritual, mas com uma nova identidade que reflete de maneira ainda mais clara a missão de acolher e amar.
Entre os nossos principais propósitos, destacam-se:
• Realizar a missão de compartilhar o evangelho com todos;
• Incentivar o amor pelas missões nas instituições educacionais dentro de nossas igrejas;
• Treinar nossos líderes para que possam oferecer um serviço de qualidade e excelência.
Nosso Plano:
Que cada igreja estabeleça uma parceria com uma escola, formando assim uma ampla rede de suporte aos alunos e sua extensão familiar.
A nossa principal fonte de inspiração é Jesus!
A citação bíblica que motiva nosso projeto se encontra em Mateus 11:28
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês”.
O projeto Ombro Amigo tem o compromisso de acolher e apoiar cada aluno, família, professor e funcionário, com a proposta de estar presente nos momentos de alegria e de dificuldade, fortalecendo laços que ultrapassam as palavras. Através do acolhimento individual e ações em sala de aula, com intervenções que trazem princípios e valores éticos baseados na vida de Jesus.
A essência da Capelania Escolar permanece inalterada: ouvir, orientar e caminhar junto, criando um ambiente onde todos se sintam valorizados e amparados. O Ombro Amigo busca transmitir a simplicidade e a importância do acolhimento, reforçando a ideia de que “ninguém precisa enfrentar desafios sozinho”. Ele representa uma extensão do coração da comunidade educacional, comprometida em “amar e acolher”.
Em 2024 alcançamos grandes conquistas! Fique por dentro do que aconteceu!
- Em Abril, lançamos a nossa Capacitação em Capelania Escolar
Visando o fortalecimento das nossas igrejas, oferecendo os recursos essenciais para promover o suporte emocional nas instituições de ensino.
- Com o serviço de capacitação, alcançamos 3 associações em Minas Gerais:
ABC, Abavaço, ABVJ
Belo Horizonte (Bairro Ribeiro de Abreu), Santana do Paraíso, Pedra Azul, Divisopolis, Medina, Giru, Itinga e Curral de Dentro.
- Implementamos o primeiro polo de Assistência Emocional no Bairro Ribeiro de Abreu em Belo Horizonte, na Creche Estrela da Manhã, em parceria com o Radical Minas. Com uma proposta inovadora do Projeto Ombro Amigo, criamos um serviço de assistência emocional escolar.
O projeto começou com a formação dos voluntários na igreja, com o objetivo de preparar a equipe para a prestação de serviços de suporte emocional nas escolas. Depois de se prepararem, os voluntários conduziram uma pesquisa de campo na comunidade, sendo a Creche Estrela da Manhã a primeira instituição a ser contemplada com o projeto. O Projeto Ombro Amigo funcionou durante seis meses, de abril a outubro de 2024, período em que os voluntários organizavam atividades semanais às terças-feiras, com histórias e canções que discutiam valores éticos e inspirados na vida de Jesus.
- Primeira Capacitação na Igreja Batista do Industrial, na Região Metropolitana do Vale do Aço.
Passamos por uma fase intensa com duas aulas expositivas, capacitando 13 pessoas através do nosso treinamento.
- Ombro Amigo, uma iniciativa que valoriza a vida: extensão do projeto no mês de setembro.
Lançada em setembro, com o objetivo de conscientizar as igrejas sobre a importância de levarem a mensagem de esperança e vida em ruas, hospitais, praças, escolas, lares de idosos, entre outras instituições.
- Finalização do Protótipo
Em 8 de outubro de 2024, o Projeto Ombro Amigo, que proporciona apoio emocional a instituições educacionais em Minas Gerais, finalizou mais uma etapa do seu protótipo na Creche Estrela da Manhã, localizada em Belo Horizonte. A finalização desta fase recebeu um feedback positivo da coordenação, dos professores, dos colaboradores e dos pais, que elogiaram a excelência do serviço oferecido.
Depoimento da coordenadora:
Silvana da Costa, coordenadora da creche, ressaltou o efeito benéfico das atividades: “As ações do Projeto Ombro Amigo trouxeram paz, respeito, amor e empatia, oferecendo lições valiosas aos nossos estudantes”, declarou. O feedback proporcionou felicidade e segurança à equipe, que viu o retorno da coordenadora como um sinal de que estavam na direção correta.
Link da matéria completa: https://www.youtube.com/watch?v=kAqqSkEsBuE
- Última capacitação do ano na Primeira Igreja Batista em Pedra Azul
Na última formação em Capelania Escolar, recebemos representantes das cidades de Divisopolis, Medina, Giru, Itinga e Curral de Dentro, com a formação de 30 pessoas.
A Capelania Escolar CBM surgiu como um sonho do coração de Deus para nossa Convenção Batista Mineira! Direcionamos as nossas palavras aos nossos queridos promotores de missões que têm desempenhado essa importante missão de assistência às nossas igrejas, como embaixadores de Cristo, agentes de transformação, trabalho realizado em união com as igrejas que crescem mais e mais a cada dia para a glória de Deus. Nós da Capelania Escolar, contamos com o apoio de cada um de vocês, igreja, povo de Deus para juntos avançarmos, dessa vez nas escolas mineiras, onde alcançaremos muitas vidas com o Evangelho!
NOVIDADE! Agora temos o nosso curso de Capelania EAD. Para se inscrever, CLIQUE AQUI!
Texto de Rebeca Lima e Julia Cangussu
No responses yet