A Primeira Igreja Batista de Cataguases sediou a conferência “A Responsabilidade Social da Igreja”, promovida pela Gerência de Ação Social da Convenção Batista Mineira. O evento reuniu cerca de 30 participantes e teve como objetivo despertar nas igrejas locais uma consciência mais profunda sobre seu papel na transformação social de suas comunidades.

A missionária Doroti Campos, gerente de Ação Social da CBM, conduziu a palestra e compartilhou experiências e caminhos práticos para que as igrejas se envolvam com as realidades ao seu redor, cumprindo assim a missão através da assistência social.

“A responsabilidade social da igreja começa quando ela decide olhar para fora de suas paredes. A assistência social não é apenas um programa, é o Evangelho em movimento. Quando nos aproximamos das pessoas e do território onde estamos inseridos, descobrimos dores invisíveis e oportunidades reais de transformação. A igreja tem um papel fundamental no enfrentamento das vulnerabilidades que cercam nossas cidades.”

Cássia, líder do Ministério de Ação Social da PIB Cataguases, relatou como a conferência ampliou a visão da igreja sobre a realidade local:

“Tem dois anos que estamos trabalhando nessa área, mas com essa conferência e as orientações que recebemos, nosso entendimento se expandiu. Com a vinda da missionária Doroti, realizamos uma busca de campo e conversamos com a assistente social do município. Fiquei impactada com o que descobrimos: cerca de 70% da população de Cataguases vive em situação de vulnerabilidade. Crianças vendendo bala nas ruas são, muitas vezes, o sustento do lar. Isso nos despertou a olhar para a cidade com mais atenção e compaixão. A igreja precisa se posicionar e agir.”

O pastor Jairo Ladeira, da PIB Cataguases, destacou a relevância do tema abordado:

“Temos entendido que a ação social é o caminho da igreja neste tempo. Precisamos demonstrar o amor de Deus além das nossas paredes, reconhecendo que amar a Deus e ao próximo é servir no mundo com compaixão e justiça. Essa conferência tem sido uma resposta de Deus para que possamos cumprir o papel que Ele nos confiou.”

Também participou do encontro o pastor Ismael da Fonseca Arcanjo, presidente da ASSIBASUM, que elogiou a iniciativa e reforçou seu impacto:

“Trouxe a igreja de Itamarati de Minas para participar porque acredito no poder transformador dessa mobilização. Foi um momento muito oportuno e enriquecedor. Que essa conferência possa despertar igrejas, pastores e lideranças a abençoarem suas comunidades com ações concretas. Parabenizo a Convenção Batista Mineira, o Pr. Márcio, o Pr. Sandro e a missionária Doroti pelo excelente trabalho desenvolvido em nosso estado.”

Tags:

No responses yet

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

× ENTRE EM CONTATO