A Convenção Batista Mineira, representada pela Missionária Doroti Campos, Gerente de Ação Social, marcou presença em Brasília no I Encontro Nacional das Entidades e Organizações da Sociedade Civil de Assistência Social. O evento reuniu representantes de diversas entidades para fortalecer as discussões sobre o papel das organizações no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e aprimorar as parcerias entre a administração pública e a sociedade civil.

Na sequência, aconteceu a Reunião Descentralizada e Ampliada do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), com o tema “20 anos de PNAS – Política Nacional de Assistência Social: Desafios para a proteção social frente às diversidades nos territórios e às mudanças climáticas”. A programação apresentou palestras e painéis que visaram o fortalecimento da assistência social no Brasil.

Entre os destaques esteve a palestra de Penélope Andrade, presidente do CONGEMAS, sobre o papel do SUAS na Aliança Global de Combate à Fome, ressaltando a importância da colaboração para, além  de erradicar a fome e a pobreza, promover segurança social. Em seguida, especialistas como Bárbara de Souza Malvestio (CFP), Paula Oliveira Lima (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social) e Rômulo Paes (Fiocruz Minas) debateram os benefícios socioassistenciais e os programas de transferência de renda, com ênfase na importância de evitar a criminalização da pobreza.

A missão do evento foi intensificada no painel “Gestão do Trabalho no SUAS”, que abordou as relações de trabalho e o compromisso ético-político no setor. Vania Nery, doutora em Serviço Social pela PUC/SP, discutiu também o impacto do vício em jogos digitais no Brasil e no mundo, ampliando a compreensão sobre novos desafios no campo da assistência social.

Missionária Doroti Campos compartilhou sua satisfação em representar a Convenção em um evento de tamanha relevância. “Estamos animados para ampliar nossas ações de promoção da responsabilidade social, de forma a contribuir com o fortalecimento da rede SUAS em Minas Gerais!” afirmou. “Foi um momento de aprendizado e troca de experiências, reforçando nosso compromisso com a assistência social e com o bem-estar das comunidades mineiras.”

A Convenção Batista Mineira também se prepara para mais um compromisso de grande importância: na próxima semana, de 14 a 16 de novembro, o Rio de Janeiro sediará o G20 Social, evento que reunirá organizações da sociedade civil. O SUAS, sistema do qual a Convenção faz parte, é considerado uma referência internacional em proteção social. Diferente de outros países que ainda não possuem um sistema semelhante, o SUAS é admirado por sua estrutura e atuação eficaz, garantindo direitos e proteção social à população brasileira. A expectativa é que essa experiência seja compartilhada com outros países e inspire novas políticas sociais.

Tags:

No responses yet

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

9001
× ENTRE EM CONTATO