No último domingo, a Primeira Igreja Batista de Belo Horizonte (PIBBH) celebrou seu 113º aniversário com uma programação marcante, repleta de momentos simbólicos, homenagens e um olhar visionário para o futuro. Localizada no marco zero da capital mineira, a PIBBH reafirma seu compromisso histórico com a cidade, com o evangelho e com as próximas gerações.

A celebração teve início com um momento especial de adoração conduzido pela Orquestra e o Coro da PIBBH, enchendo o templo com louvor e reverência. O culto contou com a presença de autoridades civis e denominacionais, além de membros e convidados que lotaram o auditório principal.

O Pastor Márcio Santos, diretor executivo da Convenção Batista Mineira, foi o primeiro preletor da manhã, trazendo uma inspiradora mensagem com o tema “A visão de uma igreja saudável”, desafiando a comunidade a manter viva a essência da igreja de Cristo.

Um Marco Histórico: O Projeto de Restauro

Um dos pontos altos da celebração foi a apresentação oficial do Projeto de Restauro da PIBBH. Após seis anos de trabalho conjunto entre a igreja, equipe técnica especializada e órgãos governamentais, a documentação completa foi entregue — contendo os projetos hidráulico, elétrico, acústico e luminotécnico que vão preparar a estrutura centenária da igreja para os próximos anos.

O momento simbólico teve a participação de um dos membros mais antigos da PIBBH e de um dos juniores da igreja, representando a união entre a história e o futuro da Igreja. Ambos receberam das mãos do prefeito de Belo Horizonte as pastas com os projetos, que agora seguem para a fase de arrecadação e execução. Um presente não apenas para a igreja, mas também para a cidade.

Medalha Muryllo Cassete: Honra aos que perseveram

Durante a celebração, foi realizada também a entrega da Medalha Muryllo Casséte, pelos Embaixadores e Mensageiras do Rei. A medalha foi criada em homenagem ao pastor emérito da PIBBH. A honraria foi concedida aos membros com mais de 10 anos de caminhada na igreja, homens e mulheres que têm sido exemplo de fé, perseverança e compromisso ao longo das décadas. O momento foi marcado por grande emoção e reconhecimento.

Homenagens e Presenças Ilustres

Diversas autoridades estiveram presentes e prestaram homenagens à PIBBH, dentre elas o Professor Valseni Braga, CEO da Rede Batista de Educação, e o Pr. Márcio Santos, representando a Convenção Batista Mineira. As palavras de carinho e respeito à igreja destacaram sua relevância histórica e espiritual no contexto mineiro e nacional.

Conforme Pastor Ruan Noce destacou: “A PIBBH, portanto, não é apenas um prédio antigo no coração da cidade — é uma chama que continua acesa no coração de Deus. É o corpo de Cristo, formado por pessoas apaixonadas pelo evangelho. A PIBBH não é apenas um monumento, mas um movimento de famílias que têm impactado a cidade e inspirado a nação.”

Ele ainda reforçou que este não é o fim de um capítulo, mas o início de uma nova etapa: “São 113 anos de pregações, batismos, discipulados, casamentos, visitas, ceias e comissionamentos. São 113 anos anunciando, com coragem e constância, que Jesus Cristo é a única esperança. Mas atenção: não podemos viver sentados sobre a fé daqueles que vieram antes de nós. É tempo de avançar, construir, fortalecer e preparar uma igreja ainda mais forte para as próximas gerações.”

A PIBBH segue, assim, firmada na rocha, com o coração voltado para Deus e os olhos atentos às necessidades de sua cidade, preparando-se para continuar escrevendo uma história de fé, amor a Cristo, impactando a cidade.

Priscilla Reis

Tags:

No responses yet

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

× ENTRE EM CONTATO