O projeto “Transformando o Caráter pelo Karatê” completou um ano de atuação em Muriaé (MG), consolidando-se como uma iniciativa que alia esporte e valores cristãos para transformar a vida de crianças e adolescentes. Idealizado pelo pastor Silvio dos Santos Farias e pelo mestre Thiago Henrique do Reis, o projeto nasceu com o apoio de líderes batistas e também da comunidade local.

Desde janeiro de 2024, reuniões estratégicas ajudaram a estruturar as ações, garantindo parcerias e patrocínios para viabilizar as atividades. Em março do mesmo ano, as aulas inaugurais receberam 30 jovens, entre 8 e 16 anos, dando início a um processo de aprendizado que extrapola o tatame. Além das técnicas do karatê, os participantes absorvem princípios como disciplina, respeito e autoconfiança.

A celebração do primeiro ano contou com uma festa para as crianças à tarde e um culto de gratidão à noite. Para muitos envolvidos, a iniciativa tem gerado impactos significativos. “O projeto aqui na igreja é muito bom para as crianças e para o bairro. Ele ajuda na disciplina e até no desempenho escolar, pois incentiva o companheirismo”, afirmou o pai da karateka Maria Luiza.

A mãe de Valentina, outra participante, destacou a transformação vivida pela filha. “Inicialmente, era apenas um esporte, mas com o tempo passou a ser uma forma de aprendizado sobre valores cristãos e sociais. Estamos muito felizes com a participação dela.”

Para Fernando, a iniciativa atende a uma necessidade urgente da juventude. “Percebemos que as crianças buscam muitas coisas no mundo, mas este projeto pode alcançar ainda mais jovens e frutificar tanto para a sociedade quanto para Deus.”

O impacto vai além dos alunos, atingindo famílias e a comunidade. “Não transforma apenas as crianças, mas também suas famílias e a comunidade. O karatê molda não só o corpo, mas também a mente, incentivando disciplina e respeito”, destacou o soldado Portilho, do Corpo de Bombeiros, presente no culto de celebração.

A relevância social do projeto também foi ressaltada por Jair, diretor de esportes de Muriaé. “Ele não se limita ao aspecto físico. Envolve a parte intelectual, comportamental e de cidadania, promovendo convivência comunitária e desenvolvimento social.”

O pastor Áquila, da Primeira Igreja Batista de Muriaé, enalteceu a iniciativa. “Esse projeto é uma bênção para a comunidade e para a igreja, pois amplia a visão ministerial. Uma semente foi plantada na vida dessas crianças, e os frutos podem ser imensuráveis.”

Além de transformar crianças e jovens em bons cidadãos, a iniciativa tem gerado aproximação entre os participantes e familiares da igreja. “Traz muitas pessoas para a igreja, o que é lindo de ver. Estou gostando muito e oro para que Deus continue abençoando essa iniciativa”, disse Ernani, um dos colaboradores.

O vereador Irmão Adilson destacou o papel do esporte na prevenção social. “Muitas vezes, encontramos barreiras para montar um projeto, mas contamos com a população para ajudar. O esporte salva, tira das ruas e aproxima de Jesus.”

A vereadora Munik Helena reforçou a importância da iniciativa. “Esse projeto tem sido um exemplo de como o esporte pode impactar vidas e formar cidadãos. Investir em projetos assim é garantir um futuro melhor para nossas crianças e jovens.”

Este foi apenas o primeiro de muitos anos do Projeto “Transformando o Caráter pelo Karatê” que segue crescendo e trilhando seu objetivo de transformação social e espiritual de crianças e jovens de Muriaé.

Tags:

No responses yet

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

× ENTRE EM CONTATO